"Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença”. (Osler)
"Papel do Farmacêutico
O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.
Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene."
Monteiro Lobato
Ser Farmacêutico
É mais do que possuir formação técnica de alto nível.
É lidar com o ser humano que precisa de atenção, cuidado e orientação.
É estar disposto a ouvi-lo e ouvindo-o, nada menosprezar.
É respeitá-lo em suas queixas, clarear suas incertezas e perceber suas angustias.
É colocar, na fórmula que prepara e no trabalho que realiza, o saber aprendido ou descoberto na experiência de cada dia.
É estar a serviço da arte de curar os males do corpo.
Se, além disso, usar sua percepção, sensibilidade e discernimento, terá sabedoria para aliviar as dores da alma.
PARABÉNS A TODOS OS FARMACÊUTICOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário